terça-feira, 6 de março de 2012

José Hermano Saraiva


Sem qualquer tipo de alarde ou destaque nos media, o programa semanal do Prof. José Hermano Saraiva foi suspenso da grelha de programação da RTP2, após décadas de transmissão.

Foi assim, desta forma simples, que retiraram da antena o único programa onde se falava da História de Portugal, não só os grandes acontecimentos, mas também a história de simples localidades, quase esquecidas, relembradas apenas por Hermano Saraiva. Nesses pequenos lugares também é Portugal e vivem portugueses, era esta a mensagem.

Estamos em crise, é preciso reduzir a despesa, um canal da RTP vai ser alienado e toda a gente reclama quando os cortes lhe afectam pessoalmente. Neste caso, reclamar contra a extinção do programa de Hermano Saraiva não é defender nada particular mas defender um bem nacional. Aquele programa, goste-se ou não dele e do seu autor, era pouco visto em Portugal, mas tinha grande audiência na comunidade portuguesa emigrante espalhada pelo mundo e também nos países da lusofonia. Podiam ser poucos os espectadores em cada país, mas todos juntos faziam um grande número.
A saúde e a idade do Prof. já não seriam as aconselháveis para um programa daquele género, mas quem o via não se preocupava com esses pormenores e observava, sem margem para dúvidas, que a lucidez e a imensa cultura geral do Prof Hermano Saraiva continuam intocáveis.
A RTP gasta milhões todos os anos em programas de simples entretenimento, o programa a Alma e a Gente também era de entretenimento mas com cultura e ensino, ou seja, conseguia fazer-nos esquecer a crise em que estamos sem seguir por caminhos de vacuidade ou inutilidade.
Deste modo, deixamos aqui o nosso protesto pela extinção/suspensão do programa a Alma e a Gente. Pode ser que SIC ou TVI tenham o discernimento de o retomar.



















Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres.