Esplanada razoável - está afastada dos peões |
Num país que aposta no Turismo, como Portugal, as esplanadas são uma estrutura importante para o lazer dos turistas que nos visitam e também para os indígenas. São também uma boa fonte de rendimento para os proprietários dos cafés e restaurantes que as possuem.
Esplanada muito má |
Mas daí a ser permitido instalar esplanadas em qualquer local vai uma grande distância. Muitas ocupam passeios estreitos, obrigando os peões a circular na rua; outras situam-se em vias com muito tráfego e quem se senta numa das mesas vê-se de repente a respirar o fumo negro dos automóveis e camiões; há também esplanadas no meio de ruas pedonais com muito movimento de peões e não é muito agradável estar numa mesa a almoçar com centenas de pessoas a circular em redor.
A escolha de locais onde se poderão instalar deverá ser criteriosa, estamos a falar de ocupação de espaço público por negócios privados. A principal regra é que os sítios devem ser espaçosos, de maneira a que não haja interferência com o trânsito automóvel ou circulação de peões e a paisagem do local deve ser limpa e atractiva.
Boa esplanada |
Há ainda a questão dos moradores vizinhos. Como facilmente se compreende, a existência de uma esplanada causa ruídos e outros incómodos aos habitantes próximos, sendo assim, as Câmaras Municipais devem evitar o licenciamento de uma estrutura deste género, principalmente com horário de funcionamento nocturno, se existirem habitações particulares próximas.
Esplanada inadmissível |
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários são livres.