O aumento das taxas de retenção do IRS, é mais acentuado para os rendimentos situados nos escalões intermédios e mais elevados.
Em Portugal existem muitas queixas de graves disparidades entre rendimentos das várias classes sociais. Por exemplo, uma secretária pode ganhar 500 euros, um operário 550 e o administrador 10 000, passando por um chefe intermédio que tira 4000, com carro, cartão de crédito e outras mordomias. Nunca ninguém explicou estas irracionalidades da economia portuguesa, portanto, somos levados a concluir que os quadros mais altos das empresas se aproveitam dos seus poderes e têm vindo a aumentar escandalosamente os seus rendimentos. Por precaução, conferem grossas migalhas aos quadros intermédios, pois se não o fizessem estes teriam influência bastante para pôr em causa a justeza dos seus exorbitantes rendimentos.
Esta crise e estas medidas governamentais podem contribuir para atenuar a tal disparidade de salários. Como é referido pelo Governo, afectam principalmente os rendimentos mais altos.
É pena os rendimentos mais baixos não poderem subir. Qualquer cidadão racional facilmente entende que o papel de todos os trabalhadores é igualmente importante em qualquer empresa, desde a senhora da limpeza aos mais alto quadro. E accionista que não perceba isto e actue em conformidade, pode ter a certeza que a sua empresa não vai longe.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários são livres.