sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Jovem miúda indiana violada


Jovem indiana vítima de violação em grupo "luta contra a morte" no hospital
A estudante indiana que foi vítima de violação colectiva  em Nova Deli, sofre, além de problemas intestinais graves, de uma infecção pulmonar e de uma lesão cerebral, estando a "lutar contra a morte"

A Índia é um país onde ainda é importante a execrável cultura das castas, uma das mais primárias filosofias sociais, mas sempre é mais evoluído que alguns dos seus vizinhos islâmicos mais radicais tipo Afeganistão ou zonas mais selvagens do Paquistão. O povo indiano está revoltado e luta pela punição dos selvagens que perpetraram este acto odiento. Nos ditos países islâmicos, onde vegetam milhares de integristas e analfabetos primários, se calhar, ainda prendiam a rapariga acusando-a de incitamento ao sexo ou outra barbaridade.
Não pode ser ignorado, contudo, que o sistema das castas indiano destrói a dignidade humana, transformando seres humanos em cidadãos revoltados numa sociedade oprimida ou em bestas, como no caso destes violadores. Uma outra indiana que foi violada e que se suicidou acusou a polícia de a ter  humilhado e que o comandante lhe disse "era assunto de intocáveis". Portanto, o incompreensível sistema de castas, que está cravado na alma do povo indiano, é responsável por muita da indiferença relativamente às vitimas de violação e outros crimes odientos.
Para acabar com tal sistema não basta mudar a lei, devem mudar as mentalidades, o mais poderoso pilar do conservadorismo.
No entanto é de realçar a enorme quantidade de cidadãos totalmente revoltados com este crime e com a impunidade generalizada. Pode ser que a Índia, donde só vinham imagens de terrorismo, miséria e disputas religiosas sem sentido, esteja mesmo a mudar e tenha no futuro próximo boas possibilidades de se tornar um país justo.
Cá em Portugal também tínhamos casos em que as autoridades não se queriam meter nas brigas domésticas entre marido e mulher, causa de tanta violência doméstica e de homicídios. Esta situação era incompreensível e revoltante, mas até aceite por muitos cidadãos. Felizmente a actuação das polícias têm-se alterado e as autoridades já perseguem os agressores. Ainda há muitas mortes por violência doméstica, mas este é já um crime altamente reprovável e perseguido pelos cidadãos e Estado. Esperemos que a Índia também faça alguns progressos neste sentido.

1 comentário:

  1. A ignorancia grave sao este tipo de comentarios pois a obra de alguns nao e o resumo de todos e a tradicao nao tem nada haver com religiao.

    ResponderEliminar

Os comentários são livres.