quarta-feira, 16 de maio de 2012

Avaliações das casas


Para efectuarem as reavaliações do parque habitacional com vista à aplicação do imposto IMI, em vez de se deslocarem aos locais para avaliar os prédios, os técnicos das Finanças estão a fazer os cálculos com base nas fotografias disponíveis no Google Earth .
A ideia não parece má. Quem presenciou as antigas inspecções, com agente estatal e viatura paga pelo Estado, verificou que eram um embuste. Calmamente, os fiscais faziam a inspecção sem sair do carro. Olhavam para os papeis, olhavam para a casa e arrancavam com cara de satisfação pelo dever "cumprido". Muitos nem sequer desligavam o motor. Vi também notas de pagamento aos inspectores e eram vários a meter despesa quando só um lá tinha ido. Estas vistorias eram uma fraude e só serviam para entregar verba a quem era amigo do poder vigente. 
Em abono da verdade, também vi inspecções profissionais e rigorosas, mas poucas. 
Este Governo acabou com esse atentado ao erário público, assim como tem procurado terminar com o roubo generalizado dos dinheiros públicos. Esta utilização da plataforma da Google é, além de gratuita, inteligente e mais um instrumento para a efectuação das avaliações das casas. 
Por outro lado, quem tem motivo de queixa pode reclamar. Paga uma quantia para evitar abusos (que seriam centenas de milhares) mas, se o contribuinte tiver razão, o preparo é-lhe devolvido. 
Mais uma vez está de parabéns o Governo de Passos e Portas por cuidar bem do dinheiro dos nossos impostos, apesar de, como sempre, um coro de radicais encontrar sempre mal em qualquer acção do Governo, mesmo que não onere os cofres públicos, como é o caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres.