domingo, 13 de maio de 2012

Alexandre Leite Baptista


Alexandre Leite Baptista é o tal juiz de Portalegre que obrigou um banco a aceitar a casa para pagamento da totalidade do empréstimo à habitação em dívida.
A decisão do juiz Alexandre deve ter sido bem fundamentada pois o banco Crédito Agrícola não recorreu.
Nos EUA, país acusado de práticas de liberalismo radical, a entrega da casa anula a dívida. E não pode deixar de ser assim. Afinal para que serve a hipoteca da casa?  
Mas os bancos lusos não querem correr riscos e querem que o seu negócio corra como as PPP: o lucro é para eles o prejuízo é sempre para o cliente.
Os banqueiros exigem: seguro de vida, fiadores, seguro de vida para os fiadores, hipoteca do imóvel. E mesmo assim ainda querem ter a garantia de que a casa não desvaloriza, o cliente não morre, adoece  ou fica desempregado.É o chamado negócio da China.
E para que serve a avaliação inicial do imóvel? O cliente paga centenas de euros para lá ir um "inginheiro" dar uma vista de olhos em 5 minutos e dizer quanto vale! Isso qualquer um faz, não é preciso pagar a um técnico especializado. Uma avaliação profissional tem de prever variações futuras, responsabilizando o avaliador pelas mesmas, para que o banco posso ponderar a viabilidade do negócio.
O Governo que tanto quer que o povo alugue em vez de comprar casa, tem de legislar e acautelar que, nos contratos futuros de compra de imóvel, o bem em causa responde pela totalidade do empréstimo. E os bancos que se adaptem às regras e deixem de ser piegas. 









Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres.